Base de dados: Pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, 1876-1900

Esta base de dados foi elaborada a partir do cruzamento de informações das Matrículas de Enfermos do Hospital da Misericórdia de Campinas com os Livros de Altas de Pacientes e o Assentamento de Óbitos.

Livro de Matrículas da Santa Casa de Misericórdia

Esta base de dados foi elaborada a partir do cruzamento de informações das Matrículas de Enfermos do Hospital da Misericórdia de Campinas com os Livros de Altas de Pacientes e o Assentamento de Óbitos. Trata-se de um trabalho realizado no âmbito da dissertação de mestrado Revelando a doença e a morte: morbidade e mortalidade em Campinas, 1875-1900.

O cruzamento desses registros com os Livros de Altas e Óbitos foi realizado para cada paciente por meio da data de entrada, saída e pelo número de ordem atribuído nas enfermarias.

Composta por 14.350 registros de pacientes, seu recorte temporal abrange desde o primeiro atendido no hospital, o escravo Manoel Xavier de Oliveira, em 3 de outubro de 1876 até Prudêncio Antônio, em 31 de dezembro de 1900. Não foram encontrados os registros de enfermos curados na enfermaria especial criada em 1889 para vítimas da febre amarela. Somente os óbitos foram identificados.

Os livros de matrículas, altas e óbitos correspondem ao registro de fluxo dos indivíduos que passaram pelo hospital e aqueles que permaneceram internados em tratamento. Os nomes dos pacientes não foram levantados, mas podem ser recuperados pelo número de ordem nos livros originais. A série é composta por quatro volumes sob a guarda do Centro de Memória-Unicamp (CMU).

Variáveis disponíveis

Como citar?

  1. Em figuras e tabelas:
    • Dados extraídos de Albino (2020), a partir das Matrículas de Enfermos da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.
  2. Nas referências bibliográficas:




Posts relacionados

Aqui estão mais alguns artigos semelhantes:

  • Em votação histórica, Unicamp aprova as cotas na pós-graduação
  • Diários da pós-graduação: por que escolhi pesquisar Demografia na Unicamp?
  • Convite | Pesquisadores negras e negros para a reconstrução do Brasil